Perguntas Frenquentes

"Perguntas Gerais"

“Reconhecimento de Título”

Conforme Resolução Nº 3 de 22 de junho de 2016, a Revalidação de Diplomas será aplicada para tramitação de processos dos cursos de graduação estrangeiros, enquanto o Reconhecimento de diplomas estrangeiros se aplicará aos diplomas de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), expedidos por universidades estrangeiras. A Veni University não oferece cursos de graduação para alunos brasileiros, apenas cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Reconhecimento é o nome dado ao procedimento realizado por instituição brasileira (pública ou privada) para declaração de equivalência dos diplomas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior, tornando-os aptos para os fins previstos em lei.

Não. O reconhecimento do diploma internacional é uma opção do diplomado. O reconhecimento de título concedido por instituição estrangeira é exigido no Brasil apenas para situações específicas, determinadas pela legislação brasileira. Caso o diplomado não se enquadre nas situações exigidas pela lei brasileira, não precisará reconhecer o diploma internacional. Saiba mais sobre os requisitos para reconhecimento de diplomas de mestrado e doutorado no Brasil clicando aqui.

Não. O procedimento de reconhecimento de diplomas internacionais não depende de convênio ou de parceria da instituição estrangeira com uma universidade brasileira. Convênios e parcerias servem apenas para o aprofundamento da colaboração científica e para o incremento do intercâmbio em pesquisa, nada interferindo na validade ou no reconhecimento dos títulos outorgados.

Quando um título de mestrado ou de doutorado resulta de convênio ou de parceria entre instituição estrangeira e contraparte brasileira, não se trata de um diploma internacional, mas de um diploma nacional, pois emitido com participação de instituição brasileira. É por esse motivo que eles não se sujeitam a procedimento de reconhecimento de diplomas estrangeiros.

Cabe exclusivamente ao diplomado solicitar o reconhecimento do diploma internacional perante instituição de ensino brasileira habilitada. A Veni University auxilia seus egressos fornecendo os documentos necessários, mediante solicitação. No entanto, é vedado à Veni University pelas leis brasileiras e estadunidenses a intermediação do processo de reconhecimento.

A Veni University oferece suporte aos alunos brasileiros que desejam reconhecer seus títulos, fornecendo documentos apostilados conforme a Convenção de Haia e indicando prestadores de serviços de assessoria especializada, no Brasil, para este fim.